5 dicas para passar um fim de semana em Ilhabela 2023!

O que você procura para suas férias? 

Cachoeira, camping, balada, pousada, mergulho ou boa gastronomia? Tudo isso e mais um pouco você encontra em Ilhabela! Sabendo disso separei algumas dicas para ter a melhor experiência na ilha por um fim de semana.

A Ilhabela é uma das maiores ilha do Brasil. O que poucos sabem é que o arquipélago (que é formado por 14 ilhas ou ilhotes, e não uma só ilha), leva o primeiro lugar no ranking das ilhas que mais possuem cachoeiras no Brasil, totalizando 38 catalogadas – e há quem diga que são muito mais. Isso sem falar das praias, 73 no total, sendo cerca de 40 praias mais conhecidas, e mais de 10 montanhas com altitude superior a 1.000 metros, um paraíso para quem curte trekking, montanhismo ou simplesmente estar em contato com a natureza.

Dica 1

Vai de carro? Compre antecipadamente o ticket da balsa através do site HORA MARCADA , será necessário fazer um cadastro. O pagamento é superior ao que seria cobrado na praça do pedágio (a tabela de tarifas, informações como quantas balsas estão operando e o tempo que está sendo levado para concluir a travessia estão disponíveis aqui)

Aconselho porque a sua fila será a mesma que os preferenciais e moradores da ilha, é possível pagar no cartão de crédito, na praça de pedágio apenas dinheiro.

Dica 2

Está com "medo" dos insetos? Escolha o local para pernoitar nas partes mais altas da ilha, em janeiro 2023 fiquei no Camping Flamboyant, localizado do lado sul da ilha, simplesmente perfeito! Por ser a parte alta da ilha a quantidade de pernilongos e borrachudos É MENOR, NÃO NULA, ok? 

O borrachudo não inferniza o ano todo e nem em todo lugar. No inverno, ele até dá uma trégua, pelo menos nos lugares mais urbanizados. Nas áreas selvagens, no começo da manhã e no final da tarde são os horários em que ele prefere dar o ar da (des)graça. Nas praias mais perto da “civilização” ele não é tão traiçoeiro. Mas é no verão, nas praias isoladas e principalmente nas cachoeiras que ele mais mostra a sua força.

Dicas bônus: Use o CitroIlha creme, compre pelo ML antes de ir ou assim que chegar na Ilha, eu comprei na fila da balsa (ainda bem! Porque na ilha estava em falta na maioria dos comércios). Além de ser um excelente repelente ele ajuda a alivia a coceira dos lugares que acabou descuidando e sendo vítima dos insetos.

Primeiro passe o filtro solar e só depois de uns 15 minutos capriche no repelente.

É fã de complexo B, um recado: consumir a vitamina poucos dias antes de vir para Ilhabela não funciona para repelir o mosquito. É mito.

Dica 3

As praias de Ilhabela são as grandes estrelas do destino e na ilha há desde praias urbanas a praias extremamente preservadas e cercadas por intenso verde. As praias mais urbanas de Ilhabela estão localizadas na costa oeste, próximas à área da ilha com infraestrutura, especialmente ao longo da estrada que liga o Sul ao Norte. Já as praias mais selvagens ficam ao longo da costa leste, onde o acesso quase sempre só é possível por via marítima (com algumas exceções, entre elas a Praia de Castelhanos). Em todas as regiões da ilha, haverá belas porções de areia para curtir.

Dica 4

Visite o Centro de Informações Turísticas, lá você pode tirar dúvidas com a equipe e adquirir o Guia de Aves de Ilhabela (nele você conhece todas as aves que habitam a ilha. No site você tem acesso às condições do vento, transporte local até download de mapas, clique aqui para conferir.

Um dos lugares que serão indicados para você visita é o Parque Estadual de Ilhabela. Área verde cheia de lindas árvores como Jequitibás, Figueiras e Sapopembas, além de uma diversidade de espécies de aves que atraem muitos birdwatchers (observadores de aves), incluindo Tucanos, Pica-Pau, Macuco, Jacutinga e Papagaios.

Dica 5

A ilha proporciona 8 opções de trilhas de tirar o fôlego! Elas são as trilhas das praias: Enchovas, Mansa e vermelha, Pico do Baepi, Água branca, Poço, Piscinas Naturais, buraco do cação e Bonete!

É aconselhável ir de tênis, pois andar pelas pedras de chinelo pode ser perigoso (um dos grandes causadores de acidentes na ilha). Use roupas leves e mais soltinhas e de preferência para tecidos especias como poliamida e com proteção solar. Evite tecidos quentes como Lycra, elastano e etc) e roupas justas.

Para chegar nessas trilhas tem todos os passos no próprio site da Ilhabela, clique aqui

Pague com
  • Pagali
  • Pix
Selos

LIVRE ADVENTURE STORE - CNPJ: 29.769.770/0001-85 © Todos os direitos reservados. 2024


Para continuar, informe seu e-mail

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade