Melhores lugares para acampar no Brasil

Nós sabemos que viajar é especialmente difícil nesse momento. Mas enquanto mantemos as informações sobre o coronavírus atualizadas, também queremos continuar inspirando novas viagens. Assim teremos certeza de que, quando o mundo voltar a abrir as portas, você estará pronto.

Se você gosta de viagens de aventura e de contato com a natureza, precisa acampar pelo menos uma vez na vida. Por sorte, dormir em barraca não significa mais necessariamente passar por perrengues. Pelo contrário! Acampar pode ser sinônimo de muita infraestrutura.

Existem campings de todos os tipos. Desde os mais simples, que contam apenas com as tradicionais áreas comuns compartilhadas, até aqueles cuja área de lazer parece a de um parque de diversões! Sem contar os glampings (glamour + camping), hospedagens que oferecem um serviço de acampamento de luxo.

Definir os melhores campings do Brasil não é tarefa simples, pois as escolhas dependem do estilo de cada viajante. Por isso, selecionamos 11 cidades que têm campings o suficiente para estarem entre os melhores lugares para acampar no Brasil. Com certeza pelo menos um dessa lista de campings combina com você. Ah, e se for viajar durante a pandemia, sempre verifique a situação do turismo com as autoridades locais responsáveis 😉

Destinos de praia para acampar no Brasil

Paraty (RJ)


Casas coloniais em estilo português e ruelas de pedra no centro histórico de Paraty.
Centro histórico de Paraty, Rio de Janeiro

Que tal combinar cidade histórica e praia no mesmo destino? Em uma viagem a Paraty é perfeitamente possível! Você pode passar uns dias apreciando o casario colonial e outros em meio à natureza. Para quem vai acampar, dois distritos de Paraty se destacam: Trindade e Praia do Sono.

Trindade conserva o astral hippie e é indicado pra quem pretende pegar praia e aproveitar agito à noite; Ponta da Trindade e Menina Flor são dois campings conhecidos. Já a Praia do Sono, onde se chega por trilha ou de barco, é reduto dos amantes do sossego; Marimbar é o camping mais estruturado da praia.

Península de Maraú (BA)


Praia de Taipu de Fora e sua pequena faixa de coqueiros repleta de coqueiros pode ser a sua próxima parada em busca de camping no Brasil.
Praia de Taipu de Fora, Bahia


Pode acreditar: ainda existem lugares praticamente intocados no litoral da Bahia – e a Península de Maraú, na Praia de Taipu de Fora, é um deles. A dificuldade de acesso é a razão principal, já que, em termos de beleza, Maraú é um desses destinos brasileiros que parecem o Caribe.

Isso porque em Taipu de Fora surgem piscinas naturais de um incrível tom cristalino durante a maré baixa. Você pode aproveitar com tranquilidade essa beleza toda ao se hospedar na região. A Pousada Recanto da Sereia e a Pousada Casa Mágica têm área de camping.

Ilha do Mel (PR)


Vista aérea da Ilha do Mel, um dos melhores lugares para acampar no Brasil.
Ilha do Mel, Paraná


Para chegar, só de barco. Para circular, nada de carros. À noite, indispensável o uso de lanternas. Assim é a rústica Ilha do Mel, a mais famosa ilha do litoral paranaense. Aos interessados em viagens para relaxar no Brasil pós-pandemia, a ilha patrimônio natural é uma boa escolha.

O que conta pontos aqui é mesmo a paisagem intocada da ilha. Os campings, espalhados entre as principais vilas, são simples e oferecem apenas a estrutura básica para acampar na Ilha do Mel. Dentre os mais conhecidos estão o Camping do Gaúcho e o Canto Verde Chalés e Camping.

Destinos de natureza com camping no Brasil

Chapada dos Veadeiros (GO)


Barraca iluminada à noite com a silhueta de alguém lendo um livro.
Vista da Trilha da Janela, Chapada dos Veadeiros


Uma viagem de autoconhecimento combina muito bem com a ideia de acampar. Especialmente se for em lugar de ares místicos e com tantos atrativos naturais como a Chapada dos Veadeiros, um dos melhores lugares para acampar perto de Brasília. A preocupação máxima será escolher qual cachoeira visitar a cada dia.

Os melhores campings estão espalhados entre as cidadezinhas dos arredores. Em Alto Paraíso de Goiás, a mais estruturada, fica o Camping do Viveiro. Na Vila de São Jorge, menor e mais simples, você encontra o Espaço Flora – Camping do Pedu e o Camping Taiuá Ambiental. Na estrada que liga os dois destinos, o Camping Pacha Mama é que se destaca.

Cambará do Sul (RS)


Cânion Itaimbezinho, no Rio Grande do Sul, uma região com ótimos campings.
Cânion Itaimbezinho, Parque Nacional de Aparados da Serra


Nem só de acampamento para curtir dias quentes se vive! A Serra Gaúcha também pode ser um bom lugar. Em Cambará do Sul estão dois parques nacionais que abrigam o mais importante conjunto de cânions do Brasil. Existem diferentes trilhas que permitem avistar os paredões rochosos por cima e por baixo.

Você vai encontrar diferentes propostas de camping no Rio Grande do Sul. Em Cambará do Sul, a Pousada Corucacas, referência em turismo rural, possui uma bela área para acampar. Já o Parador Casa da Montanha, que segue a linha glamping, oferece chalés luxuosos em estruturas de madeira que simulam barracas.

Capitólio (MG)


Lago de Furnas serpenteia entre os paredões de pedra em Capitólio, em Minas Gerais, uma das cidades mais buscadas para ecoturismo e camping no Brasil.
Cânions do Lago de Furnas, Minas Gerais


É fácil entender porque nos últimos anos Capitólio tem ganhado fama entre viajantes interessados em natureza. O motivo de tanto sucesso são os cânions e canais do Lago de Furnas, perfeitos para serem vistos em passeios de lancha, e as inúmeras cachoeiras espalhadas pela região.

Você pode se hospedar nos campings que estão próximos do centro da cidade, como o Capitólio Camping. Outra alternativa são os campings localizados ao longo da rodovia MG-050, como o Camping Canarinho. Existe ainda a chance de buscar por lugares afastados, em meio à mata, como o Paraíso Perdido, um complexo de cachoeiras que funciona também como camping – em função da pandemia, o camping está temporariamente fechado, mas vale a visita.

Lugares para camping no Brasil em família

Itu (SP)


Estrada Parque APA Tietê, Itu, São Paulo
Foto: Renata Guarnieri/Sectur Itu


Se a ideia for dar uma escapada de final de semana em família, as cidades do interior de São Paulo são excelente pedida. Itu, a “cidade onde tudo é grande”, fica a apenas 1h30 da capital. Mas sabe qual é a melhor parte? Os diversos campings de excelente infraestrutura que estão aqui localizados.

Além das comodidades básicas para barracas e motorhomes, os campings de Itu oferecem muito mais. Espere encontrar cascatas, piscinas, sauna, pesqueiro, playground, restaurante e por aí vai… Você pode se hospedar no Camping Chapéu de Sol, no Camping Paineiras, no Casarão de Itu, entre outros.

Florianópolis (SC)


Pôr do Sol na ponte Hercílio Luz, em Florianópolis
Ponte Hercílio Luz, Florianópolis


Causa espanto pensar que Florianópolis abrigue todos os serviços de uma capital e, ao mesmo tempo, possa ser considerado um lugar para passar férias e relaxar. Ainda mais porque estamos falando de uma… ilha. De Norte a Sul, existem praias – e campings – pra todo mundo.

No Norte, com melhor infraestrutura, o Camping Costa do Sol e o Camping Recanto do Santinho se destacam. No Leste, é a vez da Pousada e Camping Lagoa da Conceição e do Camping da Barra. No Sul, algumas praias são ideais para acampamento livre, como Naufragados e Lagoinha do Leste.

Nova Friburgo (RJ)


Nova Friburgo, um ótimo lugar para camping no Brasil
Arredores de Nova Friburgo, Rio de Janeiro


Subir em direção à serra é sempre uma possibilidade quando se quer escapar do agito do Rio. Nova Friburgo, destino ideal para visitar no inverno, reúne os serviços necessários de uma cidade de porte médio. Porém, é nos distritos e nas cidadezinhas do entorno que estão os lugares para acampar.

Em Lumiar, distrito rústico conhecido pelas cachoeiras e pela prática de esportes aquáticos, estão o Camping Cantinho Doce e o Camping Toca da Onça. Já no distrito de Amparo fica o Camping Canto da Siriema.

Destinos para camping no Brasil com luxo

Jalapão (TO)


Cartão postal do Jalapão, um dos destinos mais buscados para ecoturismo no Brasil
Jalapão, Tocantins


O Jalapão é bruto, o clima é quente e as distâncias são grandes. O que torna o Jalapão exatamente como é poderia espantar turistas que buscam mais conforto. Por isso que aqui funcionam dois glampings capazes de oferecer o melhor dos dois mundos: muita mordomia em meio ao Cerrado intocado.

Quem viaja com a Korubo, agência pioneira em turismo na região, se hospeda em uma espécie de acampamento fixo que imita as instalações de um safari. No Jalapão Eco Lodge a hospedagem pode ser em bangalôs e cabanas, e as atividades propostas respeitam os critérios de turismo sustentável. Deixando claro que também há campings mais simples e super fofos, como o Camping Cobra de Cabelo, em Mateiros.

Iporanga (SP)


Glamping Mangarito/Divulgação

Você já ouviu falar no PETAR? Essa é a sigla para Parque Estadual Turístico do Alto da Ribeira. Trata-se de uma área preservada de Mata Atlântica, repleta de cavernas e cachoeiras, no sul do estado de São Paulo. Iporanga, principal cidade que dá acesso ao parque, abriga o primeiro glamping do Brasil.

O Glamping Mangarito oferece acomodações em bangalôs suspensos em meio à natureza. A cama é king size e, dentre os serviços ofertados, está massagem e jacuzzi. Nada mal para um camping, não é?

Agora que você já sabe quais são alguns dos melhores campings do Brasil, que tal começar a planejar a viagem? Hora de fazer o checklist da bagagem e garantir suas passagens aéreas!

Perguntas frequentes sobre camping no Brasil

Qual o melhor camping do Brasil?
A escolha é muito pessoal e depende do estilo de viagem que você gosta e do orçamento que tem. No texto acima você encontra várias sugestões de campings no Brasil que estão entre os mais buscados na região em que se encontram. Considerando a pandemia, nossa dica é escolher algum lugar para acampar próximo a sua cidade, para evitar grandes deslocamentos.

Como escolher um bom camping onde acampar no Brasil?
Escolha um camping com infraestrutura completa, assim você terá à disposição utensílios de cozinha na hora de preparar a comida, boas instalações para banho, além de áreas de lazer. Em função do novo coronavírus, é válido escolher um que, além de ter boa insfraestrutura, siga protocolos de segurança e higiene. Os campings geralmente contam com muitas áreas compartilhadas, então é necessário ficar bem atento à limpeza e respeitar as regras do local.

Qual a melhor barraca para acampar?
O primeiro ponto a levar em conta é o número de pessoas que irá acampar e assim escolher o tamanho ideal da barraca. Atente também para a qualidade do produto, confira se a montagem é fácil, se o peso é tranquilo de carregar e se material é impermeável.

O que levar para um acampamento?
A verdade é que sua bagagem vai ser maior do que se você fosse para um hotel, mas claro, são experiências completamentes diferentes. O que não pode faltar são itens de higiene pessoal, extensão elétrica, canivete, isqueiro, lanterna, repelente, kit primeiros socorros, colchonete e isolante térmico (dependendo do destino) e comida, claro. Uma lona pode ser bastante útil também, dependendo do destino escolhido e da estação da viagem (acampar em época de chuvas exige diferentes cuidados, por exemplo). Se você pretende acampar sem muita estrutura, um fogareiro e uma panela podem fazer diferença na hora de preparar alimentos.

Descubra para onde você pode ir!
Fazendo planos para quando puder sair de casa? Confira o nosso mapa global interativo e descubra quais fronteiras estão abertas. Aproveite e inscreva-se para receber atualizações por e-mail assim que seus destinos de interesse reabrirem.

Pague com
  • PagHiper
Selos

LIVRE ADVENTURE STORE - CNPJ: 29.769.770/0001-85 © Todos os direitos reservados. 2021

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade